RALLYE DE PORTUGAL / VINHO DO PORTO
ANO DE 1991
Não é engano nem nenhuma montagem...
Estas fotografias foram feitas há 17 anos, com uma máquina canon AV1
e filme de 35mm, para o efeito peço desculpa pela qualidade das mesmas.
Breve história do evento
Desde os seus primórdios, em 1900, o Automóvel Club de Portugal (ACP) é o mais importante clube nacional de desporto motorizado que organiza corridas de automóveis e Rallys em Portugal.Em 1967, e após um elevado número de eventos nacionais, o ACP decidiu organizar um evento internacional, apoiando o interesse da TAP, a transportadora aérea nacional. No seguimento do sucesso alcançado, o TAPRally de Portugal foi admitido no Campeonato Mundial de Rallys em 1973, o primeiro ano desta competição.Desde essa data e até 2001, o TAP Rally de Portugal, o Rally de Portugal –Vinho do Porto e, recentemente patrocinado de novo pela TAP, o Rally dePortugal esteve entre os melhores eventos do mundo, conquistando por cinco vezes o título de “Melhor Rally do Mundo” e, em 2000, um outro prémio importante: “Melhor Rally do Ano”.Depois disso, a FIA decidiu retirar o Rally de Portugal do Mundial.Este ano, voltamos a tentar!
RALLYE DE PORTUGAL / WINE OF PORTO
YEAR OF 1991
There is no mistake and no assembly ...
These photos were made for 17 years, with a machine canon AV1 of 35mm film and, to that end I apologise for the quality of them.
Brief history of the event
Since its beginning in 1900, the Automobile Club de Portugal (ACP) is the most important national sports club that organizes races, motor cars and Rallys in Portugal.Em 1967, and after a large number of national events, the AKP decided organize an international event, supporting the interest of TAP, the national airline. Following the success achieved, the TAPRally of Portugal was admitted to the World Cup, Rallys in 1973, the first year of competição.Desde that date and until 2001, the TAP Rally of Portugal, the Rally of Portugal-the Port wine and recently sponsored again by TAP, the Rally dePortugal was among the best events of the world, conquering five times the title of "Best Rally of the World" and, in 2000, another major prize: "Best Rally of the Year." After that, FIA has decided to withdraw from the Rally of Portugal Mundial.Este year, we are trying!
Palmarés
I 1967 Carpinteiro Albino – Silva Pereira Renault R8 Gordini
II 1968 Tony Fall – R. Crellin Lancia Fulvia HF
III 1969 Francisco Romãozinho – Jocames Citroen DS Proto
IV 1970 Simo Lampinen – J. Davenport Lancia Fulvia HS
IV 1970 Simo Lampinen – J. Davenport Lancia Fulvia HS
V 1971 Jean-Pierre Nicolas – J. Todt Alpine Renault 1600
VI 1972 A. Warmbold – John Davenport BMW 2002 Ti
VII 1973 Jean-Luc Thérier – J. Jaubert Alpine Renault 1800
VIII 1974 Rafaelle Pinto – A. Bernacchini Fiat 124 Abarth
IX 1975 Markku Alén – Kivimaki Fiat 124 Abarth
X 1976 Sandro Munari – S. Maiga Lancia Stratos HF
XI 1977 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 124 Abarth
XII 1978 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 124 Abarth
XIII 1979 Hannu Mikkola – A. Hertz Ford Escort RS 1800
XIII 1979 Hannu Mikkola – A. Hertz Ford Escort RS 1800
XIV 1980 Walter Rohrl – C. Geistdorfer Fiat 131 Abarth
XV 1981 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 131 Abarth
XVI 1982 Michèle Mouton – F. Pons Audi Quattro S1
XVII 1983 Hannu Mikkola – A. Hertz Audi Quattro S2
XVIII 1984 Hannu Mikkola – A. Hertz Audi Quattro S2
XIX 1985 Timo Salonen – S. Harjanne Peugeot 205 T16
XX 1986 Joaquim Moutinho – Edgar Fortes Renault 5 Turbo
XXI 1987 Markku Alén – I. Kivimaki Lancia Delta 4WD
XXII 1988 Massimo Biasion – C. Cassina Lancia Delta Integrale
XXIII 1989 Massimo Biasion – T. Siviero Lancia Delta Integrale
XXIV 1990 Massimo Biasion – T. Siviero Lancia Delta Integrale
XXV 1991 Carlos Sainz – Luis Moya Toyota Celica GT Four
XXVI 1992 Juha Kankkunen – J. Piironen Lancia Delta Integrale
XXVII 1993 François Delecour – D. Grataloup Ford Escort Cosworth
XXVIII 1994 Juha Kankkunen – Nicky Grist Toyota Celica GT Four
XXIX 1995 Carlos Sainz – Luis Moya Subaru Impreza 555
XXX 1996 Rui Madeira – Nuno Silva Toyota Celica GT Four
XXXI 1997 Tommi Makinen – Seppo Harjanne Mitsubishi Lancer Evo IV
XXXI 1997 Tommi Makinen – Seppo Harjanne Mitsubishi Lancer Evo IV
XXXII 1998 Colin McRae – Nicky Grist Subaru Impreza 555
XXXIII 1999 Colin McRae – Nicky Grist Ford Focus WRC
XXXIV 2000 Richard Burns – Robert Reid Subaru Impreza WRC
XXXIV 2000 Richard Burns – Robert Reid Subaru Impreza WRC
XXXV 2001 Tommi Makinen – Risto Mannisenmaki Mitsubishi Lancer Evo VI
XXXVI 2002 Didier Auriol – Thierry Barjou Toyota Corolla WRC
XXXVII 2003 Armindo Araújo – Miguel Ramalho Citroen Saxo Kit Car
XXXVIII 2004 Armindo Araújo – Miguel Ramalho Citroen Saxo Kit Car
1 comentário:
Excelentes fotos do Saudoso Rally de Portugal 1991.
Eu estive nesta neutralização na Régua com o meu pai que é natural desta bonita cidade.
Depois fomos para a Pec. Armamar
onde filmei pela primeira vez um rali que ainda hoje gosto de rever...
Parabéns
(www.paulopinto74.blogspot.com)
Enviar um comentário